Este dito pra mim não falha. No entanto, o post de hoje não é sobre as consequências dos atos que praticamos em geral, mas num sentido mais literal, mesmo. Prosaico.
Já falei aqui da nossa hortinha, cada dia mais verde, mais delícia! Hoje dedico o post todo a ela!
Eu cresci num lugar lindo, que tinha horta de verdade. Tinha até figo e morangos, além de todas as hortaliças e raízes de costume, é claro. E o pomar tinha mais de 100 pés de jabuticaba. E serigoela, cajamanga, carambola, groselhas… Muita fruta, muita árvore pra subir, muito espaço pra brincar. Era o sítio Barra Alegre. Este que ilustra o blog. Esta é minha definição de lar. Meu porto seguro.
Hoje moramos na cidade, nós quatro mais a gata Maria Joaquina. Mas não é por isso que não podemos ter uma hortinha, não é mesmo? Quando reformei o quintal, tinha certeza que haveria uma hortinha aqui. Fiz em volta da mureta pra gente não precisar ficar agachado enquanto lida com as mudinhas.

marido achou dois saquinhos de sementes, de rúcula e tomate. Simplesmente jogou neste cantinho. Maria Joaquina é ameaça constante da horta e jajá mostro como resolvi o problema dela não mais enterrar nos canteiros.

Estes sãoo os temperinhos, plantei aqui antes da reforma. Alecrim, salsinha, ceebolinha e orégano. Haverá outros quando a primavera chegar. e a touceira de capim-cidreira, marido amarrou com um trapinho.

Verdurinhas!!! Uma vez por mês, vou pra um lugar distante trabalhar 2 dias, pela minha especialização em córnea. Divinolândia tem poco mais de 10 mil habitantes e, ao lado do varejão, tem um rapaz que vende mudinhas na calçada. 1 real a fileira de 10 mudinhas. Aí tem escarola, alface lisa e crespa.

Também tem uma feira aqui em Campinas nos Amarais que vende mudinhas na calçada. 20 reais por 50 mudinhas. O divertido lá é que as crianças pegam a bandeja de sementeira e vão enchendo com as mdinhas, qualquer uma… De lá compramos: quiabo, brócoli, abóbora, beterraba, alface americana, berinjela, espinafre e mais cheiro verde.
Este trançado das fotos foi feito con palitinhos de churrasco e barbante. Evita gatos e pássaros. Pras formigas, joguei um monte de gergelim na terra durante o preparo

Quando comprei os vasos de barro dos temperos, comprei este porquinho. Foi só passar m spray dourado pra ele ficar lindão. No fndo do vaso tem bedim ( aquele feltro filtrante, argila expandida e terra de jardim, mesmo)

Também pintei com mas tintas latex de teste e spray dourado esta bacia cerâmica que recebeu o cheiro verde e otros 2 vasinhos que receberam mudas de morangos.
O manjericão foi pra terra, ali na foto acima. E o tomate ficou no cantinho do muro. Tomate precisa de guia. Marido arrancou um portãozinho do balcão da churrasqueira e amarramos ele lá.Até que hoje o portão caiu por cima do tomateiro, que já está carregado.
E como a gente colhe o que planta, tudo cresceu e… fuém: plantamos com pouca distância entre as mudas. Algumas serão transplantadas.#oremos. Fora que não chove há mais de 3 meses e eu rego a hortinha com regador 1 vez por semana, só, já que estamos à beira da calamidade neste sertão paulistano. #oremos2.
Mas, enfim, contudo, todavia, o aspecto atual da nossa hortinha é este:

E domingo rolou almoço delícia com fidelinho à bolonhesa com manjericão, salsinha e cebolinha da hortinha + escarola com bacon! Primeira produção!
E você, quer um pé de escarola, de alface, temperinhos? Fique â vontade, a casa é sua!
uau que lindo!!!!! Eu estou apaixonado com esse cantinho
http://folkbox.wordpress.com/
Obrigada, querido! Hesitei em publicar porque as coisas nunca estão terminadas, né?! Que bom que gostou! E obrigada pela visita! A casa é sua!