Uma escola onde não se diz não

Eu visitei na Philadelphia uma escola montessouriana. Nesta blogsfera decorativa a gente ( eu, pelo menos vejo), vê muitos posts sobre quartos montessourianos, cheios de casinhas lindas e tudo ao alcance da criança. Meu sobrinho maior, o Léo, cujo quarto vocês verão aqui, estuda numa escola montessouriana.

A tia Wiki esclarece sobre alguns pontos deste tipo de escola. Pelo que eu pude grosseiramente aprender:

  • o método Montessouri foi criado por uma médica italiana ( Maria Montessouri) que não pode exercer a medicina do final do século XIX porque não seria aceitável, na época, uma muher examinar um homem (oi?) e a partir de suas observações, ela criou um método educacional que se insere no conceito de escolas Novas, como o construtivismo. Basicamente, este método parte do desenvolvimento da criança para trabalhar conceitos como independência e autonomia. Maria acreditava que as crianças são capazes de se educar umas às outras, por isso as salas tem crianças de idades diferentes ( 2, 3 e 4 anos, por exemplo) e as atividades não são impostas à crianca.

Neste dia em que visitamos, as crianças não souberam da nossa visita. Ficamos atrás de uma janela de vidro espelhado em que nós os víamos e eles, não. Então significa que o que observamos é bem condizente com a rotina deles. 🙂

Léo brincando com a amiguinha; ele é um dos maoires da sala! :P

Léo brincando com a amiguinha; ele é um dos maoires da sala! 😛

Achei muito legal a visita, mais legal ainda conhecer este tipo de escola e de educação! Descobri que aqui na minha cidade tem uma escola montessouriana, esta aqui, e achei bem honesto eles colocarem os preços no site. Bem salgadinho pro meu bolso, aliás.

móveis baixinhos e a professora.

móveis baixinhos e a professora.

Eu, honestamente, não sei se colocaria minhas filhas quando pequenas neste tipo de escola. Primeiro pelo fator grana, mesmo. (Quando elas eram pequenas, eu era estudante de medicina! e as coisas foram acontecendo e fomos fazendo, sacomé?!)… Segundo, porque eu acho que um pouco de disciplina sempre cai bem e eu não sou A mãe montessouriana, por assim dizer! (#gritomuito! 😦  ); e também porque eu não achei super engraçado e aceitável quando fui buscar meu sobrinho na escola e ele estava com os pés do tênis trocados e ninguém disse nada porque não se pode dizer NÃO!… Oi??? E andar na rua que nem o curupira é super legal…

sim, ele é louco por carros!

sim, ele é louco por carros!

E eu sou louca pro ele! <3

E eu sou louca pro ele! ❤

Enfim… Esta é a minha opinião, bem superficial, aliás. De quem conheceu a escola através de uma visita de 15 minutos. Minha irmã e sua família que vivem esta realidade acham bem interessante e estão felizes com a experiência! Isso é o que vale, né!

cestinhas e tapetinhos...

cestinhas e tapetinhos…

living miniatura! 3 crianças nesta turma tiveram irmãozinho/a neste começo de ano, incluindo o Léo!

living miniatura! 3 crianças nesta turma tiveram irmãozinho/a neste começo de ano, incluindo o Léo!

<3  <3  <3 Amo globo terrestre!

Eu, por minha vez, trouxe as fotos só pra gente espiar a decoração da sala, que é bem condizente com os preceitos montessourianos, olha lá! Tudo ao alcance da criança… Móveis baixinhos e os brinquedos ou atividades ficam nos cestos de palha com um tapetinho azul. Eles pegam o cestinho, estendem o tapete e brincam ali em cima. O amigo não pode pegar o que está no tapetinho do outro! 🙂 Os móveis e objetos são iguais aos de adulto, mas pequenos. Então eles tem mini cadeiras de balanço! ❤

Tem esta cadeirinha na Ikea <3 !

Tem esta cadeirinha na Ikea

E você, matricularia seu filho numa escola assim? Quer brincar também?! Fique a vontade, a escola é deles!!!

escola1

Anúncios

Um comentário sobre “Uma escola onde não se diz não

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s