Um dos posts mais acessados aqui no blog é aquele em que adesivei a geladeira de galinha D’angola e mais uns móveis da Carol, minha amiga, lembra?!
Pois, então… Com o remake da sala de TV, lembrei que tinha este artifício pra mudar o rack de preto pra branco! Melhor que pintar, porque o bico do compressor não chega em toda a profundidade dos nichos. Fora que pra usar o compressor, eu teria que recorrer ao marido, que é pouquíssimo disposto aos meus arroubos decorativos.
Aí você vai me perguntar:
– de preto pra branco?! Cobre?!
Cobre. Se o seu adesivo vinílico for mais grosso, melhor. Usei um importado de 15 reais o metro ( por 60cm de largura);

Este é o que foi, de fato, adesivado. Um rack da Etna com duas gavetas. No final, acoplei os nichos que ficavam na parede porque achava a TV baixa aí em cima.

Antes de tudo: retire gavetas, puxadores, partinhas retiráveis e limpe com pano úmido e com vontade.
– É rápido, fácil e barato?!
Já falei o preço, 15 reais o metro. Usei 10m pra estante mais o rack. Saiu 150 reais do branco, mais o adesivo chevron que comprei na decoratons. Ou seja, nem tão caro, nem tão barato.

Vá recortando as partes planejadamente. No final descobri que o melhor seria deixar o tampo pro final…
Sobre ser fácil … Bem, é trabalhoso, mas você pega o jeito. Principalmente nestes móveis bastante retos, vai muito bem. Algumas partes, como o interior dos nichos, são piores, mas nada inexequível. E, pelo menos pra mim, não foi tão rápido, justamente por ser trabalhoso. Demorei um final-de-semana, mas o efeito foi libertador.
As dicas que dou são:
–corte sempre um pouco maior que a medida da superfície, assim você não precisa colocar tão retinho, principalmente se o móvel for longo e depois você apara com o estilete;
-tenha alguma coisa pra alisar seu adesivo e não deixar bolhas; eu uso uma espátula de papel de parede; há as próprias para adesivo vinílico, mas vale também rodinho de pia, espátula de bolo… Desde que não seja cortante;
-nas bordas, é importante sobrepor um pouquinho o adesivo pra não descolar depois; o melhor é deixar a emenda para dentro ( por isso o tampo depois!);
–faça primeiro o mais difícil ( o interior dos nichos e as emendas entre eles ~do rack~, no meu caso); o tampo é fácil e já dá aquele tcharans imediato;
–planeje bem seu corte pra não desperdiçar adesivo, dá pra sobrar bem pouco, só umas tiras laterais se você não sair cortando tudo de qualquer jeito quanto pega o rolo;

Rack pronto, fundo do nicho em chevron já aplicado e as partes do nicho recortadas. Planeje seu corte.
-considere todas as superfícies a serem revestidas ( interior dos nichos, laterais do móvel, divisórias…) e compre 20% a mais; uma hora ou outra você vai acabar fazendo uma pequena estupidez e vai fazer de novo uma partinha;
–tome o tempo que precisar, o móvel é pra você, pra sua família. Pode não ficar perfeito, mas fazer com carinho ameniza qualquer imperfeição.
-cogite se vale a pena desmontar o móvel em questão para adesivar. O rack e o nicho eu adesivei inteiros, apenas tirei as gavetas. Depois marido parafusou o nicho sobre o rack. Já a estante, como teve os pés cortados e substituídos, assim como o madeirite do fundo, decidimos desmontar, adesivar e montar de novo. Esta estante era bem velhinha, do nosso primeiro apartamente em 2003. Abrigava nossos discos de vinil.

Rack pronto e estante desmontada. Substituímos o fundo por um madeirite inteiriço e reforçamos a base com pinus. Adesivamos cada parte e montamos.
Agora é partir pro abraço!
E você, vai adesivar alguma coisa também?! Mostra pra gente, vai… ( deolhonacasa@email.com). A sala daqui é sempre sua!
Poxa Diana, eu e os adesivos é uma relação de amor e ódio… Acredita que em DOIS móveis (não foi um só, foram DOIS) eu colei um lado perfeito e do outro todo arranhado? que derrota… No fim acabo me enfiando a pintar mesmo. Sua transformação ficou perfeita! A sala tá ficando linda, parabéns!
Hahahaha! Também sou dessas, me colo toda no adesivo, descolo de novo, enruga… Mas até que fica aceitável no final! Acho que o segredo é mesmo fazer um mantra antes do tampo, Dani! Ele é o que importa! As partes feias a gente põe pra dentro! A-do-rei seu blog! Seja bem-vinda aqui em casa! Um beijo!
de fato, o segredo é o mantra! um lado fiz cedo da manhã, bem zen, com apenas o barulho dos passarinhos, marido e filha dormindo. o outro eu inventei a achar que dava conta de fazer com a filha e as panelinhas junto, deu no que deu. o que eu mais me irrito comigo mesma é de ter repetido este erro em outro móvel, rsrs. beijo! apareça!
Hahahaha! Não, não dá certo msm com gente por perto! É que nem fazer cocô! Momento muito particular! Faz em outro que dá certo! Beijão, Dani! Venha sempre!
Qual compressor vocês compraram? Pode me passar o nome e potência? Estou querendo mudar a cor da minha cabeceira e da mesinha de computador MAS adesivar está saindo muitoo caro. Consigo fazer uma laqueação com acabamento sem ser fosco?